Curiosidades

Costumes e Hábitos!

 

A cultura da Tailândia incorpora credos culturais e características indígenas, assim como regiões da ÍndiaChina e Camboja, junto com culturas pré-históricas próximas do sudeste asiático. É influenciada principalmente pelo AnimismoHinduísmo e Budismo.

Antes de viajar para um país culturalmente diferente é sempre bom buscar informações sobre os hábitos e costumes do povo. Você vai à Tailândia?

Influenciada principalmente pelo Animismo, Hinduísmo e Budismo, os tailandeses absorveram elementos distintos e de várias civilizações nas quais entraram em contato, como a chinesa e a indiana.

Uma das coisas básicas para saber e praticar ao visitar o país: o comprimento é sempre feito com o movimento de juntar as mãos e colocá-las perto do peito, reclinando  um pouco o tronco e cabeça. Esse movimento é inspirado na Flor de Lótus, símbolo Tailandês.

Estas são outras curiosidades sobre os costumes do país:

  • Quando for sentar no chão esconda a sola dos pés. Não é bom mostrar sola de sapato ou dos pés para as pessoas. Expor esta parte do corpo é considerado ofensivo.
  • A etiqueta local indica que é considerado rude tocar a cabeça de uma pessoa ou apontar uma pessoa ou a imagem de buda.
  • Demonstrar muita emoção em público é considerado impróprio.
  • Ao entrar em locais sagrados, sempre tire os sapatos.
  • Jogar coisas no chão, principalmente livros e dinheiro, é muito desrespeitoso.
  • Ao tirar fotografias com a figura do Buda, ela nunca deve ficar abaixo das pessoas. Aliás, em geral o respeito com os ícones religiosos prevalece

Estes vídeos mostram de maneira bem humorada alguns dos costumes Tailandeses:

 

No Khea Thai você pode sentir o gostinho de como é visitar a Tailândia, unindo os melhores sabores com um ambiente acolhedor, aconchegante e com todo o charme desse rico país! Visite nosso restaurante e viva o sabor da Tailândia!

Curiosidades

Gastronomia

Aromas, sabores… a Tailândia é sem dúvida um paraíso para os que gostam da boa cozinha. A riqueza dos seus ingredientes, o requinte da apresentação, uma grande criatividade e o seu exotismo fazem da gastronomia tailandesa uma das mais ricas de todo o Oriente.

O arroz é um dos alimentos que nunca faltam na mesa tailandesa. Serve-se de múltiplas maneiras: fervido, frito ou em sopa. Na zona Norte, a variedade cultivada é mais gelatinosa, sendo mais conhecido como “arroz pegajoso”.

Os molhos preparados com vários ingredientes são a base da gastronomia. Malaguetas, patês de caranguejo, alho e especiarias. Não se limitam a ser utilizados apenas como tempero, desempenhando um papel específico, como por exemplo o molho de peixe, (nam pla), que em muitos pratos substitui o sal. Outros utilizam-se para realçar determinados sabores, tal como o molho de ostras fermentadas ou como outros que incorporam leite de côco para suavizar os sabores.

O jantar é a refeição mais importante do dia. Nele concentram-se em qualidade, quantidade e sabor, os melhores ingredientes da cozinha thai – arroz sopa, peixe ou frango, saladas, hortaliças, molhos e sobremesas.

Outro dos aspectos mais importantes é a apresentação, a delicadeza e a arte com que cada prato chega à mesa, não faltando nunca os arranjos florais nem as frutas ou verduras cortadas nas mais artísticas e formas criativas. Quando nos sentamos num restaurante, deparamo-nos com um arco-íris de cheiros, cores e sabores capazes de cativar o mais exigente dos gourmets.

A grande notícia é que para desfrutrar dos sabores e de toda a cultura gastronômica tailandesa nem precisa sair do país! O Khea Thai proporciona uma verdaderia viagem a Tailândia, usando dos artifícios mais marcantes dessa rica cultura num ambiente que vai te surpreender!

Curiosidades

Curiosidades

A Tailândia já é destino conhecido de muitos brasileiros que buscam praias paradisíacas e incríveis paisagens a preços muito baixos. Mas a cultura tailandesa é também encantadora e atrai turistas dos mais variados lugares que queiram vivenciar um pouco desse modo de vida. O exotismo dos costumes aguça a curiosidade dos turistas, ávidos por elementos fora do padrão ocidental.

Contamos com a ajuda de nossa Chef, Milene Dellatore, que morou na Tailândia por 6 anos, para listar as curiosidades do país sob a ótica de quem vive lá. Confira!

Curiosidades

 

1. Eles comem com colher e garfo. Nada de faca.

2. Em restaurantes, você encontra pimenta e açúcar na mesa, nunca sal. As comidas geralmente são sem sal. Mas o que não tem de sal, tem o triplo de pimenta.

3. Quando descascam ou cortam comidas, a faca é direcionada para fora, e não para dentro como costumamos fazer, porque dizem que traz má sorte cortar no sentido do próprio corpo.

4. Mulheres não podem cozinhar ou comer cantando porque dizem que se fizer, irá se casar com um homem muito velho.

5. Sempre se deve tirar os sapatos para entrar nas casas.

6. Eles comem arroz com porco no café da manhã. Aliás, eles comem arroz o dia inteiro.

7. Sorvete de massa geralmente vem acompanhado com pão de forma.

8. Tudo que eles bebem vai muito – muito mesmo – gelo (inclusive café, chá e cerveja).

9. Todos os produtos para a pele (ou a grande maioria) são clareadores. Prometem deixar a pele mais branca.

10. Eles passam talco no rosto o dia todo para tirar a oleosidade e ficarem brancos.

11. Quando vão fazer o sinal de “pouco” com a mão, em vez de juntar o dedão e o indicador, juntam o dedão e o dedinho.

12. Apenas uma mensalidade da faculdade de direito no Brasil paga 6 meses de faculdade aqui.

13. É “normal” três ou até quatro pessoas na mesma moto e todas sem capacete.

14. Ligações aqui: a pessoa te liga e não fala “Oi, tudo bem?”. Elas simplesmente começam a falar assim que você atende e, quando terminam de falar o que precisam, desligam na sua cara. Não falam tchau.

15. Antes de assistir a qualquer filme no cinema, depois dos trailers, todos que estão na sala devem ficar em pé por um minuto, enquanto passa um vídeo do Rei, em respeito a ele.

16. É considerado vulgar usar roupas que mostre muito os ombros.

Diferente né ? mas o que realmente impressiona nossa chef e os visitantes de todo os turistas do mundo inteiro que visitam esse paraíso é a gastronomia

História dos Pratos

Khao Op Saparod

A exótica cozinha tailandesa combina dois mundos que nem sempre andam juntos: além de sofisticada na mistura de sabores e aromas, também é exemplo de comida saudável, que abusa de verduras, frutas, legumes e temperos frescos. Resultado de uma fusão centenária de influências ocidentais e orientais, ainda tem o charme da apresentação primorosa.

Tipicamente, os pratos tailandeses combinam sabores picantes, doces, salgados e ácidos, embora levem pouco sal, açúcar e óleo. As porções são pequenas e leves, já que o hábito local é consumir até dez delas por dia. Traços das culinárias chinesa e indiana se fazem presentes em pratos à base de arroz e curry, respectivamente; mas influências de outras culturas também deixaram marcas importantes, como a pimenta-malagueta, introduzida na região por comerciantes portugueses no século 16.

O fundamento básico da culinária tai é o arroz, que pode ser preparado frito, no vapor ou cozido. Os noodles, macarrões de arroz, são o fast-food tailandês, compondo sopas ou fritos. Os legumes mais comuns, abóbora, pimentão, brócolis e vagem, costumam ser salteados na wok para ganhar textura crocante.

Diferenças regionais marcam a culinária tailandesa: as preparações com leite de coco são típicas do Norte do país, enquanto no Nordeste predominam as carnes picantes e, no Sul, os curries de origem indiana. Mas basta estar em Bangkok para conhecer os sabores do país inteiro. Além de abrigar os melhores restaurantes – e escolas de culinária que recebem chefs do mundo todo –, a cidade recende ao aroma dos pratos típicos, feitos na hora em barraquinhas de rua e nos grandes mercados.

KHAO OP SAPAROD

O arroz tailandês frito, conhecido como Khao Pad ou Khao Phad, vindo do khao ( arroz ) + pad (de ou relativo ao stir-fried ), tem como principal diferença em relação ao chinês o ingrediente arroz de jasmim tailandês em vez do arroz longo típico.

Geralmente, contém carne (frango, porco, vitela e camarão), ovos, cebolas verdes, tomates, coentro e alho frito misturado entre ele. Uma grande variedade de condimentos e curativos geralmente são derramados sobre o arroz, incluindo molho de soja , açúcar, sal e, possivelmente, algum molho picante, bem como o onipresente nam pla (molho de peixe). Uma variante deste prato tailandês de arroz frito é chamada de Khao Pad Sap Ba Rot ou Khao Pad Saparod, arroz frito com abacaxi – é um prato que sempre chama a atenção pela apresentação. Servido na própria fruta, oferece uma combinação perfeita do doce do abacaxi, a refrescância do tomate e da cebolinha e o sabor do camarão com a bela cor da cúrcuma.

Dá muita vontade, né?! As unidades do Khea Thai proporcionam uma real experiência desse prato. Com produtos de qualidade e importados diretamente da Tailândia, o Khea Thai te leva a uma viagem repleta da genuinidade de sabores que poucos chefs conseguem proporcionar. Você ainda pode escolher sua proteína e deixar exatamente do jeito que preferir!

Já experimentou ? Nos conte nos comentários a sua experiência provando essa delícia!

Franquias

É melhor investir em franquia ou negócio próprio?

Muitas pessoas sonham em abrir seu próprio negócio, mas poucos se aventuram nesta jornada.

Uma dúvida recorrente entre os investidores e (futuros) empreendedores é sobre qual a melhor opção: começar um negócio do zero ou abrir uma franquia.

Nos dois casos há prós e contras, portanto, é preciso avaliar cada item com atenção e alinhar com o perfil do empreendedor.

CONTINUE LENDO

Franquias

Gastronomia internacional: uma tendência de sucesso para 2017

A situação de instabilidade econômica do país leva muitos investidores, empresários e empreendedores a repensarem em quais segmentos devem apostar suas fichas neste ano.

Dentre os setores que enfrentaram a crise e continuaram a crescer, destaca-se o das franquias, cujo faturamento teve um aumento de 8,8% no terceiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

CONTINUE LENDO