Curiosidades

10 pratos típicos da comida tailandesa

Rica em sabores e texturas, a comida tailandesa conquistou o mundo inteiro e é, sem dúvidas, uma das grandes experiências de visitar o país. Para nós, é cheia de sabores e temperos exóticos que misturam doce, salgado, ácido e picante, tudo na mesma garfada. Veja agora uma seleção de alguns dos pratos mais populares dessa gastronomia, para te ajudar a saber o que pedir no país e não cair na tentação de ficar só no fast food. Bom apetite!

Guay Jub

Essa sopa que tem como base os noodles de arroz, tofu, carne de porco e ovos cozidos é um dos muitos legados da presença chinesa na Tailândia. A versão tradicional é servida com intestino do porco e outros miúdos, mas é fácil encontrar quem a prepare sem essas iguarias. É servida nas versões clara e escura. A primeira é mais suave, a segunda leva mais especiárias. 

Som tam – Salada de mamão 

Essa é uma das saladas mais encontradas na Tailândia, servida, em geral, como acompanhamento dos pratos principais. É original do nordeste do país e seu ingrediente principal é o mamão verde, misturado a outras verduras e legumes, como tomate e vagem. É temperada para proporcionar uma mistura de sabores: o picante do chilli, o doce do açúcar, o salgado do molho de peixe e o ácido do limão ou do suco de tamarindo. 

Pad Thai 

O prato mais famoso da cozinha tailandesa não poderia ficar de fora. O Pad Thai está por todos os lados, nas barraquinhas de rua e nos restaurantes conceituados. Por isso, há uma infinidade de formas de preparo que agregam inovações, mas a base permanece: noddles salteados com soja, alguma carne, camarões, tofu ou vegetais. É comum também que se adicione amendoim. Os molhos picantes são adicionados ao gosto do freguês – pode se jogar sem medo.  

Satay – Espetinho de porco com molho de amendoim 

O espetinho de porco marinado com cúrcuma e leite de coco e acompanhado com molho de amendoins é um dos aperitivos mais populares do país, perfeito para aquele lanchinho entre as refeições ou para acompanhar uma cerveja. 

 

Tom Kha Gai – Sopa de frango com leite de coco 

Tom Kha Gai é uma sopa de frango e leite de coco, aromatizada com galangal – uma raiz da família do gengibre – capim-limão e lima kaffir, além de tomate e cogumelos. A mistura de ingredientes cria um contraste entre o sabor ácido dos temperos e a cremosidade do leite de coco. 

Tom Yum Kung – Sopa de camarões picantes e leite de coco

A comida tailandesa é rica em sopas, mas essa ocupa um lugar especial no coração dos locais. Leva frango, lima, cogumelos, alho, soja e uma gama bem ampla de temperos e especiarias que geram a mistura de sabores que tornam essa gastronomia famosa: picante, doce, salgado, ácido. É considerada por muitos o prato mais saboroso e representativo do país. Em restaurantes, costuma ser servida com um pequeno fogareiro para que não esfrie. 

Panaeng Muú – Carne com curry vermelho 

É um prato de curry vermelho que pode ser preparado com porco, cordeiro, frango ou mariscos. O leite de coco adiciona um toque cremoso e as limas kaffir um sabor refrescante. Se você tem problemas com curry, mesmo assim aconselho prová-lo: o curry da Tailândia é bem mais suave que o da Índia, que é o que a gente tem mais contato, em geral. Vai sem medo. 

Gaeng Kiew Wan – Carne com curry verde 

Parecido ao Paenaeng Muú em sua forma de preparo, porém aqui se usa o curry verde e, em geral, é servido com carne de peixe. Costuma ser acompanhado de arroz ou noodles. 

Curry Massaman 

Outro prato de curry preparado com carnes, em geral de cordeiro ou frango, mas também dá para encontrar com pato e porco. É um dos currys mais populares do país e é servido com arroz branco e uma salada de pepino, chilli e cebola, temperada com vinagre e açúcar. 

Mango Sticky Rice 

Hora da sobremesa? O Mango Sticky Rice é um grande favorito. Metade de uma manga bem madura e docinha servida com arroz doce preparado no leite de coco. É uma delícia. 

Reprodução: 360 meridianos
Post anterior Próximo post

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário