Franquias

Gastronomia internacional: uma tendência de sucesso para 2017

A situação de instabilidade econômica do país leva muitos investidores, empresários e empreendedores a repensarem em quais segmentos devem apostar suas fichas neste ano.

Dentre os setores que enfrentaram a crise e continuaram a crescer, destaca-se o das franquias, cujo faturamento teve um aumento de 8,8% no terceiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Franquias no ramo de alimentação

O ramo de alimentação é um dos mais procurados, alcançando 6 a cada 10 investidores no setor de franquias (pesquisa realizada pelo portal Sua Franquia). Este número justifica-se pelo aumento da alimentação fora de casa pelos brasileiros, tanto em refeições rápidas como aquelas associadas ao entretenimento e relações sociais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, o brasileiro gastou 25% da renda com alimentação fora do lar e o ramo de alimentação faturou cerca de 6 bilhões de reais (ABF), mostrando grande potencial para os próximos anos.

Culinária internacional cai no gosto dos brasileiros

Em geral, a gastronomia é uma das características mais marcantes da cultura de um país.

No Brasil, existem diversos pratos bem característicos, como o típico feijão com arroz, a feijoada, o arroz carreteiro, o tutu de feijão, dentre outras variações, conforme a região.

Não se pode negar que somos apaixonados pela nossa culinária, porém a gastronomia internacional tem ganhado cada vez mais espaço no paladar do brasileiro. É comum reunir os amigos e família para visitar restaurantes especializados em comida de outras nacionalidades, e este hábito resulta em uma tendência de mercado para investimento em franquias no ramo de alimentação.

Os mais comuns são restaurantes de comida italiana e oriental. No entanto, quem pretende não correr risco em concorrer com muitos restaurantes do mesmo tipo, como os de comida japonesa, por exemplo, podem apostar em restaurantes de outras nacionalidades, oferecendo uma experiência diferenciada aos clientes.

O exemplo mais recente de investimento em franquias é a rede do restaurante especializado em gastronomia tailandesa Khea Thai, que nasceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A rede oferece diversos modelos de franquia, suporte ao franqueado e know-how de sucesso, além de possibilitar ao um fácil sistema de operação, e projeções de alta lucratividade.

 

É muito provável que o segmento alimentício seguirá em alta em 2017 e que há ótimas oportunidades de investimento. Para ter sucesso, o empreendedor deve ficar atento às novas tendências, ter um bom planejamento e investigar a concorrência direta na região de implementação.

Próximo post

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário