História dos Pratos

Khao Op Saparod

A exótica cozinha tailandesa combina dois mundos que nem sempre andam juntos: além de sofisticada na mistura de sabores e aromas, também é exemplo de comida saudável, que abusa de verduras, frutas, legumes e temperos frescos. Resultado de uma fusão centenária de influências ocidentais e orientais, ainda tem o charme da apresentação primorosa.

Tipicamente, os pratos tailandeses combinam sabores picantes, doces, salgados e ácidos, embora levem pouco sal, açúcar e óleo. As porções são pequenas e leves, já que o hábito local é consumir até dez delas por dia. Traços das culinárias chinesa e indiana se fazem presentes em pratos à base de arroz e curry, respectivamente; mas influências de outras culturas também deixaram marcas importantes, como a pimenta-malagueta, introduzida na região por comerciantes portugueses no século 16.

O fundamento básico da culinária tai é o arroz, que pode ser preparado frito, no vapor ou cozido. Os noodles, macarrões de arroz, são o fast-food tailandês, compondo sopas ou fritos. Os legumes mais comuns, abóbora, pimentão, brócolis e vagem, costumam ser salteados na wok para ganhar textura crocante.

Diferenças regionais marcam a culinária tailandesa: as preparações com leite de coco são típicas do Norte do país, enquanto no Nordeste predominam as carnes picantes e, no Sul, os curries de origem indiana. Mas basta estar em Bangkok para conhecer os sabores do país inteiro. Além de abrigar os melhores restaurantes – e escolas de culinária que recebem chefs do mundo todo –, a cidade recende ao aroma dos pratos típicos, feitos na hora em barraquinhas de rua e nos grandes mercados.

KHAO OP SAPAROD

O arroz tailandês frito, conhecido como Khao Pad ou Khao Phad, vindo do khao ( arroz ) + pad (de ou relativo ao stir-fried ), tem como principal diferença em relação ao chinês o ingrediente arroz de jasmim tailandês em vez do arroz longo típico.

Geralmente, contém carne (frango, porco, vitela e camarão), ovos, cebolas verdes, tomates, coentro e alho frito misturado entre ele. Uma grande variedade de condimentos e curativos geralmente são derramados sobre o arroz, incluindo molho de soja , açúcar, sal e, possivelmente, algum molho picante, bem como o onipresente nam pla (molho de peixe). Uma variante deste prato tailandês de arroz frito é chamada de Khao Pad Sap Ba Rot ou Khao Pad Saparod, arroz frito com abacaxi – é um prato que sempre chama a atenção pela apresentação. Servido na própria fruta, oferece uma combinação perfeita do doce do abacaxi, a refrescância do tomate e da cebolinha e o sabor do camarão com a bela cor da cúrcuma.

Dá muita vontade, né?! As unidades do Khea Thai proporcionam uma real experiência desse prato. Com produtos de qualidade e importados diretamente da Tailândia, o Khea Thai te leva a uma viagem repleta da genuinidade de sabores que poucos chefs conseguem proporcionar. Você ainda pode escolher sua proteína e deixar exatamente do jeito que preferir!

Já experimentou ? Nos conte nos comentários a sua experiência provando essa delícia!

Post anterior Próximo post

Sem comentários

Deixe um comentário